18 abril 2018


Grupo Jesus no Lar (Comunidade espírita kardecista)

Boletim Informativo

Ano 8, nº86, abril de 2018.

e do Espírita.



AVALIAÇÃO
(Meimei)

Quando tiveres superado graves problemas de relacionamento no grupo das pessoas queridas, não te detenhas na lembrança das aflições e lágrimas que, porventura, tenhas trazido por dentro do próprio coração. Pensa no concurso recebido de benfeitores da Vida Maior que te escoraram, na travessia de inesperadas perturbações. 
Quando saíste desse ou daquele acidente, sem calamidades fatais, não te fixes na recordação das fases difíceis de semelhante acontecimento. Reflete no auxílio dos Enviados do Bem que conseguiram colocar-te a salvo de consequências a lamentar.
Quando venceste lutas e tentações que te situavam às portas da insanidade ou do suicídio, não te demores na rememoração dos fatos que te impeliam a enganos e alucinações. Medita na dedicação dos Amigos Espirituais, domiciliados em Plano Superior, que te evitaram a queda nos despenhadeiros da sombra. 
Quando varaste o tratamento da saúde comprometida por enfermidade complexa, não te cristalizes na ideia de doença e sofrimento. Imagina a generosidade dos Mensageiros da Luz que te reduziram as crises orgânicas, sem que disso te apercebesses, socorrendo-te, tanto na assistência médica como também no carinho daqueles que te rodeiam, a fim de que se te alongue a existência na Terra, com a oportunidade de trabalhar. 
Ainda mesmo nas provas que consideres claramente infelizes, não te craves em pensamentos de tristeza ou desânimo. Avalia as bênçãos que te ficam no balanço de quaisquer ocorrências e agradece o saldo dos recursos e vantagens com que a Misericórdia Divina te favorece, na certeza de que os Emissários dos Céus te ajudarão a reconhecer que Deus, em qualquer situação e em qualquer tempo, faz, por nós todos, o que seja melhor.



NOTA  DA  CORAGEM

... Coragem não é revidar nem cair na exibição de poder. A coragem verdadeira ergue-se da compreensão e da benção, quando o desequilíbrio tente assaltar-te...   Não te afastes da paciência quando as dificuldades se agravem. 
Ainda que provações inesperadas te espanquem o coração, conserva a serenidade e segue adiante, agindo e servindo. Pensa nos que perderam a fé e tropeçaram na violência; medita nos que tombaram em desespero e resvalaram na loucura. 
O verbo que te vergasta pode ser a enfermidade em forma de insulto e a mão que te golpeia estará provavelmente sob o impulso das trevas. Coragem não é revidar, nem cair na exibição de poder. A coragem verdadeira ergue-se da compreensão e da bênção, quando o desequilíbrio tente assaltar-te. 
Em qualquer circunstância, escora-te no esforço de resguardar o bem. Quando estiveres a ponto de pronunciar qualquer frase irrefletida ou de empreender a mínima ação contra os outros, ora e silencia, porque o Céu te ouve e Deus te sustentará.

(Do livro Amizade, ditado pelo Espírito Meimei, médium Chico Xavier)



INIMIGOS  OCULTOS
(Emmanuel)



Mencionamos, com muita frequência, que os inimigos exteriores são os piores expoentes de perturbação que operam em nosso prejuízo. Urge, porém, olhar para dentro de nós, de modo a descobrir que os adversários mais difíceis são aqueles de que não nos podemos afastar facilmente, por se nos alojarem no cerne da própria alma. 
Dentre eles, os mais implacáveis são: - o egoísmo, que nos tolhe a visão espiritual, impedindo vejamos as necessidades daqueles que mais amamos; - o orgulho, que não nos permite acolher a luz do entendimento, arrojando-nos a permanente desequilíbrio; - a vaidade, que nos sugere a superestimação do próprio valor, induzindo-nos a desprezar o merecimento dos outros; - o desânimo, que nos impele aos precipícios da inércia; - a intemperança mental, que nos situa na indisciplina; - o medo de sofrer, que nos subtrai as melhores oportunidades de progresso, e tantos outros agentes nocivos que se nos instalam no Espírito, corroendo-nos a energias e depredando-nos a estabilidade mental. 
Para a transformação dos adversários exteriores contamos, geralmente, com o amparo de amigos que nos ajudam a revisar relações, colaborando conosco na constituição de novos caminhos; entretanto, para extirpar os que moram em nós, vale tão-somente o auxílio de DEUS, com o laborioso esforço de nós mesmos. Reportando-nos aos inimigos externos, advertiu-nos JESUS que é preciso perdoar as ofensas setenta vezes sete vezes, e decerto que para nos descartarmos dos inimigos internos – todos eles nascidos nas trevas da ignorância – prometeu-nos o Senhor: “conhecereis a verdade e a verdade vos fará livres”, o que equivale dizer que só estaremos a salvo de nossas calamidades interiores, através de árduo trabalho na oficina da educação.

 (Do livro Alma e Coração)







 GRATIDÃO A DEUS

  (João Cabete)



Quando a sombra da tristeza cobrir seus sonhos de ventura;
Quando você quiser chorar   diante da taça da amargura;    
Quando a dor bater à porta ferindo bem fundo o coração;    
Quando a esperança é morta e a vida   amarga ilusão; 
Olhe para trás, veja quanta dor, súplicas de paz clamando amor!  
Bocas que não falam e risos sem razão...     
Deixe de chorar, volte a sorrir, você é tão feliz, volte a cantar! 
Faça uma prece, seja grato a Deus! 
Ele sempre abençoa os filhos seus...
Ele sempre abençoa os filhos seus...


(Extraído de Pequeno Catálogo de Músicas do Movimento Espírita no Brasil)



ATIVIDADES:

1-Reunião Pública: Sábado, 19h30min.

2-Reuniões de Estudo:

2.1- ESDE: Terça-feira, 19h00min.

2.2- Estudo do Evangelho: quinta-feira 19h00min.




SUGESTÕES:

1-Ouça a Rádio Rio de Janeiro 1400 AM. 



2-Não se esqueça do Culto do Evangelho no Lar.








Grupo Jesus no Lar

(Comunidade espírita Kardecista)

Rua Selma 411, Jardim Alvorada, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, CEP: 26261-310.

Deus, Cristo, Caridade.