Um feliz Natal de paz para todos.
24 dezembro 2012
15 dezembro 2012
Boletim
Informativo nº23, ano 02, dezembro de 2012.
Cartão de Natal
(Meimei)
Ao clarão do Natal que em ti acorda a música da esperança, escuta a voz
de alguém que te busca o ninho da própria alma. Alguém que te acende a estrela
da generosidade nos olhos e te adoça o sentimento, qual se trouxesses uma harpa
de ternura escondida no peito. Sim, é Jesus. O amigo fiel que volta.
Ainda que não quisesses lembrar-lhe-ias hoje os dons inefáveis ao
recordares as canções maternas que te embalaram o berço, o carinho de teu pai
ao recolher-te nos braços enternecidos, a paciência dos mestres que te guiaram
na escola e o amor puro de velhas afeições, que te parecem distantes.
Contemplas a rua, onde luminárias e cânticos Lhe reverenciam a glória.
Entretanto, vergas-te ao peso das lágrimas que te desafogam o coração. É que
Ele te fala no íntimo, rogando perdão para os que erram, socorro aos que
sofrem, agasalho aos que tremem na vastidão da noite, consolação aos que gemem
desanimados e luz para os que jazem nas trevas.Não hesites, ouve-Lhe a petição e faze algo. Sorri de novo, para os que te ofenderam, abençoa os que te feriram, divide o farnel com os irmãos em necessidade, entrega um minuto de reconforto ao doente, oferece uma fatia de bolo aos que oram sozinhos sob ruínas e pontes abandonadas. Estende um lençol macio aos que esperam a morte sem aconchego do lar. Cede pequenina parte de tua bolsa e o auxílio às mães fatigadas que se afligem ao pé dos filhinhos que enlanguescem de fome, ou improvisa a felicidade de uma criança esquecida.
Não importa se diga que cultivas a bondade somente hoje, quando o Natal te deslumbra. Comecemos a viver com Jesus, ainda que seja por algumas horas, de quando emquando, e aprenderemos, pouco a pouco, a estar com Ele, em todos os instantes, tanto quanto Ele permanece conosco, tornando diariamente ao nosso convívio e sustentando-nos para sempre.
(Do livro Momentos de Paz. Espíritos diversos. Médium Chico Xavier)
Natal (Irene
Ferreira de Sousa Pinto)
1
Natal!
Grande bolo à mesa, Da
esperança quase morta,
A
árvore linda em festa.
Talvez enxergues à porta
O
brilho da noite empresta O
Mestre pedindo amor
Regozijo
ao coração…
4
É
como se a Natureza É
sim!…É Jesus que volta
Trouxesse
Belém de novo Entre os
pedestres sem nome,
Para
os júbilos do povo Dando
pão a quem tem fome,
Em
doce fulguração. Luz
às trevas, roupa aos nus!
2 Anjo dos
Céus sem escolta,
Tudo
é bênção que se enflora, Embora a
expressão serena,
De
envolta na melodia Tem
nas mãos com que te acena
Da
luminosa alegria
Os tristes sinais da cruz.
Que
te beija e segue além… 5
Mas
se reparas lá fora,
Natal! Reparte o carinho
O
quadro que tumultua, Que
te envolve a noite santa.
Verás
quem passa na rua Veste,
alimenta e levanta
Sem
ânimo e sem ninguém. O
companheiro a chorar.
3 (Do livro Antologia dos imortais.
Contemplarás
pequeninos Médiuns
Francisco Candido
De
faces agoniadas,
Xavier e Waldo Vieira)
Pobres
mães desesperadas,
Doentes
em chaga e dor…
E,
ajudando aos peregrinos
ATIVIDADES:
1-Reunião Pública: sábado, 19h30min.
2-Reuniões de Estudo:
v ESDE (Estudo
Sistematizado da doutrina Espírita): segunda-feira, 19h00min.
v Estudo do
Evangelho: quinta-feira 19h00min.
SUGESTÔES:
Ouça
a Rádio Rio de Janeiro 1400 AM.
Veja
o programa Transição, domingo às 16h15min, na Rede TV (canal 6).
Não
se esqueça do Culto do Evangelho no Lar.
17 novembro 2012
http://veja.abril.com.br/
Ciência
17/11/2012 - 01:26
17/11/2012 - 01:26
Mente
Cientistas mapeiam a atividade cerebral de médiuns
Pesquisadores examinaram o cérebro de médiuns brasileiros e descobriram que áreas ligadas à linguagem tiveram atividade abaixo do esperado, o que poderia mostrar um estado de falta de foco e de perda da autoconsciência

Os médiuns mais experientes apresentaram redução na atividade de determinadas áreas do cérebro (iStockphoto)
As áreas do cérebro que apresentaram redução no fluxo sanguíneo cerebral foram o hipocampo esquerdo, o giro temporal superior direito e regiões do lobo frontal, que são associadas ao raciocínio, planejamento, geração de linguagem, movimento e solução de problemas. Para os autores, entre eles Andrew Newberg, professor da Universidade Thomas Jefferson, e Julio Peres, professor do Instituto de Psicologia da USP, essa pouca atividade pode indicar falta de foco, de atenção e de autoconsciência durante as psicografias. O curioso, no entanto, é que a complexidade das cartas redigidas durante o transe da psicografia deveria estar relacionada com uma maior atividade nessas áreas do cérebro.
"Experiências espirituais afetam a atividade cerebral, e isso é conhecido. Mas a resposta cerebral à prática de uma suposta comunicação com um espírito ou uma pessoa morta recebeu pouca atenção científica. A partir de agora, novos estudos devem ser realizados", diz Newberg.
Saiba mais
PSICOGRAFIAHabilidade atribuída a médiuns de escrever mensagens ditadas por espíritos, estabelecendo uma espécie de elo entre o mundo terreno e o espiritual.
HIPOCAMPO
São estruturas localizadas nos lobos temporais do cérebro humano responsáveis pelas memórias de curto e longo prazo. A relação entre seu tamanho e capacidade, no entanto, ainda não está clara. A região atua também no sistema de navegação espacial e na ativação de hormônios que respondem a situações de estresse, adaptando o corpo.
Para comparar o nível de atividade cerebral durante as psicografias, os cientistas aplicaram exames nos médiuns enquanto eles escreviam textos sem estar em estado de transe.
Experiência — A redução da atividade no lobo frontal ocorreu em níveis diferentes nos participantes. Eles foram separados entre médiuns experientes e iniciantes, sendo que o tempo de exercício da atividade variava de 5 a 47 anos. Para os noviços, a atividade no lobo posterior foi consideravelmente mais intensa. De acordo com os pesquisadores, isso pode indicar um maior esforço para tentar atingir com sucesso o estado de transe.
Outra questão levantada pela pesquisa é a complexidade dos textos produzidos. Uma análise mostrou que o conteúdo das cartas psicografadas era mais complexo do que as redigidas para outros fins. "Particularmente, os médiuns mais experientes produziram um material mais complexo, o que na teoria deveria requerer mais atividade nos lobos temporal e frontal. Mas este não foi o caso", escrevem os estudiosos. O conteúdo das cartas psicografadas, por exemplo, envolvia princípios éticos e abordava questões de espiritualidade e ciência.
Uma das hipóteses para esse fenômeno, segundo os pesquisadores, é que, ao reduzir a atividade do lobo frontal, outras partes do cérebro sejam acionadas, aumentando o nível de complexidade. "Enquanto as razões exatas para isso são ainda desconhecidas, nosso estudo sugere que há uma correlação neurofisiológica envolvida", afirma Newberg.
Essa correlação, no entanto, não é, absolutamente, um indicativo de uma suposta conexão com o mundo espiritual, ou algo do gênero. O mesmo fenômeno observado no cérebro dos médiuns ocorre com o cérebro de pianistas, por exemplo. Enquanto eles estão aprendendo a tocar e é preciso se concentrar em cada nota musical, o cérebro é ativado. Mas às medida que se tornam experts e tocar não requer mais tanta concentração, o cérebro não produz tanta atividade. "Podemos estar vendo um fenômeno parecido, no qual os médiuns treinam seus cérebros para desempenhar uma atividade psicográfica", diz Newberg.
"O estudo contribui para o nosso entendimento da relação entre o cérebro e as experiências e práticas espirituais"
Andrew Newberg
Diretor de Pesquisa no Myrna Brind Center of Integrative Medicine da Universidade Thomas Jefferson
Diretor de Pesquisa no Myrna Brind Center of Integrative Medicine da Universidade Thomas Jefferson
Por que houve essa diferença na atividade cerebral de acordo com a experiência dos médiuns?
Eu acho que isso reflete como o cérebro pode ser treinado para uma tarefa particular — um efeito de treino. Por exemplo: quando uma pessoa começa a aprender a tocar piano, ou outro instrumento musical, ela precisa, a princípio, focar em aprender cada nota — presumivelmente ativando o cérebro. Mas, na medida em que ela se torna um expert, o cérebro fica mais eficiente e pode até diminuir sua atividade, uma vez que tocar torna-se uma coisa fácil, que pode ser feita sem pensar. Podemos estar vendo um fenômeno parecido, no qual os médiuns treinam seus cérebros para desempenhar uma atividade psicográfica.
O que a redução da atividade em certas partes do cérebro sugere?
Neste caso, o estudo sugere que áreas que normalmente funcionam quando estamos escrevendo ou realizando outras tarefas cognitivas, de certa forma, desligam quando a pessoa entra em estado de transe. Isso é consistente com a experiência (dos médiuns) segundo a qual eles não estão no comando da prática e do que estão escrevendo. Quando a atividade do lobo frontal diminui, a pessoa não sente que está realizando uma tarefa, e sim que essa tarefa está sendo feita para ela.
Qual a relação entre experiências espirituais e a atividade cerebral?
As experiências espirituais são muito diversificadas e incluem processos cognitivos, emocionais, de percepção e de comportamento. Dependendo do tipo de experiência, nós vemos diferentes maneiras no modo como o cérebro responde. Para a psicografia, o lobo frontal diminui sua atividade porque o transe faz com que eles sintam que não estão escrevendo.
Na opinião do senhor, qual a maior contribuição do estudo?
Eu acho que o estudo contribui para o nosso entendimento da relação entre o cérebro e as experiências e práticas espirituais. Também nos leva a pensar se os médiuns de fato estão conectados a um reino espiritual, ou se simplesmente estão usando seus cérebros para construir essas experiências. Esse estudo não nos dá uma resposta definitiva. Mas traz muita coisa para pensarmos.10 novembro 2012
Boletim Informativo nº22, ano 02,
novembro de 2012.
Perante Jesus
Em todos os instantes, reconhecer-se na presença invisível de Jesus, que
nos ampara nas obras do Bem Eterno.
Aceitou-nos o Cristo de Deus desde os primórdios da Terra.
*
Nos menores cometimentos, identificar a Vontade Superior, promovendo em
toda parte a segurança e a felicidade das criaturas.Cada coração humano é uma peça de luz potencial e Jesus é o Sublime Artífice.
*
Lembrar-se de que o Senhor trabalha por nós sem descanso.Repouso indébito, deserção do dever.
*
Sem exclusão de hora ou local, precaver-se contra o reproche e a
irreverência para com a Divina Orientação.
O acatamento é prece silenciosa.
*
Negar-se a interpretar o Eterno Amigo por vulgar revolucionário terreno.
Reconheçamo-lo como a Luz do Mundo.
*
Renunciar às comemorações natalinas que traduzam excessos de qualquer
ordem, preferindo a alegria da ajuda fraterna aos irmãos menos felizes, como
louvor ideal ao Sublime Natalício.
Os verdadeiros amigos do Cristo reverenciam-no em espírito.
*
Identificar a posição que lhe cabe em relação a Jesus, o Emissário de
Deus, evitando confrontos inaceitáveis.
O homem que exige seja o Cristo igual a ele, pretende, vaidosamente,
nivelar-se com o Cristo.
*
Em todas as circunstâncias, eleger, no Senhor Jesus, o Mestre invariável
de cada dia.
Somos o rebanho, Jesus é o Divino Pastor.
(Do livro Conduta
Espírita, pelo Espírito André Luiz, médium Chico Xavier)
Senhor:
Dai
que vençamos a fraqueza imensa
Da
carne veladora e transitória,E que fulgure, em dadivosa glória,
O marco da esperança, ao sol da crença!
Se
a batalha é cruel e a sombra é intensa,
Se
dos pecados é vultosa a escória,Que não se apague, taciturna e inglória,
Do amor a chama, sob a noite extensa!
Amparai-nos
os nobres sentimentos,
Coroando
de paz e de serviço Nossos pobres e justos sofrimentos!
E
que a flor da esperança e da alegria
Desabroche,
em perene e excelso viço,Na alvorada feliz do Eterno Dia!
(Do
livro Canções do Alvorecer de Hernani
T. Sant’Anna)
ATIVIDADES:
1-Reunião Pública: sábado, 19h30min.
2-Reuniões de Estudo:
v ESDE (Estudo Sistematizado da
doutrina Espírita): segunda-feira, 19h00min.
v Estudo do Evangelho: quinta-feira
19h00min.
SUGESTÔES:
Ouça
a Rádio Rio de Janeiro 1400 AM.
Veja
o programa Transição, domingo às 16h15min, na Rede TV (canal 6).
Não se esqueça do
Culto do Evangelho no Lar.
12 outubro 2012
Boletim Informativo nº21, ano 02, Outubro de 2012.
Indicação fraterna
“Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu…"
- Pedro (I Pedro, 4:10)
Este o caminho para o necessário burilamento: trabalhar, aprender, sofrer, dar presença e colaboração na Causa do Bem.
O amor encerra em si as leis do Universo e tudo o que fizermos contra o amor é algo que criamos contra nós mesmos. Aceita, desse modo, no sacrifício a mais alta norma de ação.
Não fujas dos encargos que a Sabedoria da Vida te entregou. Acima de tudo, promove-te, servindo mais.
O suor do trabalho confere experiência.
A lágrima da aflição acende a luz espiritual.
Quando a dor te visite, reflete-lhe a mensagem. Não há sofrimento sem significação.
Não fosse a prova e ninguém conseguiria entesourar compreensão e discernimento.
Nos dias de desacerto, ainda quando te reconheças na sombra do fracasso, levanta-te, reinicia a tarefa e contempla, de novo, a bênção do sol, na convicção de que o erro superado nos ensina indulgência, amolecendo-nos o coração, a fim de que venhamos entender e desculpar as faltas possíveis dos semelhantes. Mesmo nas crises que te estrangulam a sensibilidade, sê fiel ao ideal de servir e não esmoreças.
Não esperes por descanso externo, quando não tiveres a paz dentro de ti.
Haja o que houver, não te interrompas, na tarefa em execução, para ouvir sarcasmo ou censura. Oferece o melhor de ti aos que te compartilham a estrada, e, conservando a consciência tranquila, trabalha sempre, lembrando, a cada momento, que, assim como o fruto fala da árvore, o serviço é a testemunha do servidor.
(Do livro Ceifa de Luz, pelo Espírito Emmanuel, médium Chico Xavier)
Trabalha agora
(Auta de Souza)
Pondera o tempo – mar em que navegas,
Invisível apoio que te escora.
Não te afundes no abismo, senda afora,
Nem prossigas, em vão, tateando às cegas.
Glórias, delitos lágrimas, refregas,
Tudo é feito no tempo, de hora a hora…
Estende o amor e a paz, semeando agora
As riquezas do tempo que carregas!
Inda que a dor te oprima e o mal te afronte,
Vive, qual novo dia no horizonte,
Sem que a névoa do mundo te abastarde…
Hoje! Trabalha agora, em cada instante;
Agora! Trilha aberta ao sol triunfante!…
Muitas vezes, depois é muito tarde!…
(Do livro Antologia dos imortais, vários espíritos, médium Chico Xavier e WaldoVieira)
ATIVIDADES:
1-Reunião Pública: sábado, 19h30min.
2-Reuniões de Estudo:
v ESDE (Estudo Sistematizado da doutrina Espírita): segunda-feira, 19h00min.
v Estudo do Evangelho: quinta-feira 19h00min.
SUGESTÔES:
Ouça a Rádio Rio de Janeiro 1400 AM.
Veja o programa Transição, domingo às 16h15min, na Rede TV (canal 6).
Não se esqueça do Culto do Evangelho no Lar.
20 setembro 2012
Uma homenagem para noso amado irmão CHICO XAVIER

" Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim. "
Chico Xavier
"A verdade que fere é pior do que a mentira que consola."
(Carlos A Baccelli)
Chico Xavier(Carlos A Baccelli)
" Não há problema que não possa ser solucionado pela paciência."
Assinar:
Postagens (Atom)